quinta-feira, 10 de maio de 2012

RETIRADO DO MEU 1º LIVRO DESCOBERTAS EM RABISCOS- Poemas e Citações.


MASSAPÊ, VELHO MASSAPÊ!


A Grota da Caetana e a cacimba de águas doce que a espelha...
O Poço do Beto, a pedra de lavar roupas e o escorrega bunda.
A nossa velha casa de palha e telha,
E o pé de chapada com nossos balanços, que saudade profunda!...

De estradinhas, brincava debaixo dos seus galhos,
Ouvindo os jacus cantarem,
Lá distante, no Morro dos carvalhos.
Em cima, ao anoitecer, via as rolinhas se aninharem.

Perto das caieiras,”nos barreiros”,
Via os porcos se lambuzarem...
O pé de eucalipto, a mangueira e os cajueiros.
Distante, o Cavalo Brinquedo e o Jumento Pequeno a relincharem...

Logo depois, “num capão de mato”,
Onde caçava passarinhos às escondidas,
O cheiro da relva invadia o meu olfato.
Em sua mediação, a Cerca de Pedras, “Arte em pedras unidas”!

“As criações” presas no pequeno chiqueiro.
O ronco do pilão açoitando...
As galinhas “trepadas no poleiro”,
Os cachorros Rei das Selvas e o Índio nas “capoeiras”, tatu, caçando.


A paisagem seca da Vargem da Cambraia,
Próxima à Grota D’água Fria.
O açude era a nossa praia!
O velho atoleiro, que no inverno, na sua passagem, o povo sofria...

Lá dar para ver a Serra da Tabúa florida de ipê.
O Morro das Caraíbas, o Sol nascer.
É meu inesquecível Massapê!
Onde boa parte da minha vida, me viu crescer.


 MANUEL DA CRUZ RODRIGUES (O POETA LETRISTA).
SÃO PAULO, 15/03/1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

FIM DE PAPO - Melomariano Compositor ( Manuel da Cruz Rodrigues )