terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PREFÁCIO DO LIVRO ATITUDES INTERLIGADAS RECÉM- PUBLICADO NO SITE CLUBE DE AUTORES:

PREFÁCIO

Este livro não é um romance. Não é tão poético, mas existe Poesia. Não é científico, pois não foi feito por meios de estudos e pesquisas. Não é religioso, mas o nome de Deus, O Criador do Céu e da Terra é citado várias vezes. Não é filosófico e ao mesmo tempo é, porque foi inspirado na vida que é pura Filosofia: “O mundo é belo e a vida maravilhosa, mas a maioria das pessoas ainda não percebeu”.
É um livro baseado em observações de certas atitudes ou posturas de muitos seres humanos, os quais, de personalidade, caráter e realidades diferentes e ações, às vezes, bem parecidas. Comparações não existiram. Cada um é cada um.
“Observar sempre a natureza de cada um para aprender com os acertos e também com os erros, os quais direcioná-los a novos parâmetros e sem esquecer a verdadeira identidade. Julgar, jamais”! Este foi o método aplicado e este é o foco: Os temas abordados são fatos que estão interligados e relacionados às complexas atitudes do ser humano como a ignorância, a competição, a ostentação, a hipocrisia, o preconceito, a discriminação, o bullying e muito mais...
Para muitas pessoas torna- se até normal agredir, denegrir ou ofuscar a imagem ou a moral de alguém, o qual é insignificante para as mesmas. A maioria só reconhece essa ignorância, esse preconceito, essa discriminação e o bullying praticados, quando é vítima. Em outras pessoas é visível a terrível obsessão em competir para conseguir seus objetivos, não importando as estratégias aplicadas. Incluindo o falso moralismo e poses para autoafirmarem- se: A famosa hipocrisia.
“Minha visão foi geral, não limitei- me há uma pessoa ou um grupo de pessoas. Não descrevi a vida íntima e profissional de alguém para expô-lo ao ridículo. A finalidade deste livro não é prejudicar e agredir, mas sim, informar, alertar e conscientizar”.
Tudo neste mundo nós podemos, mas sabendo o que estamos fazendo para não ultrapassarmos nossos limites e os limites dos outros, mas quem nunca ultrapassou os limites?! Fazer isso com frequência é a questão. E muitos o fazem.
Lembrando que vivemos em sociedade, o direito de um termina quando o do outro começa e uma palavra amiga resolve muitos conflitos.
E se existe alguma crítica é em contrapartida às críticas de quem gosta tanto de criticar negativamente os outros, achando- se sem dúvidas, superior aos demais, sem ser.
“Não fantasiei, pois a vida é um verdadeiro laboratório, se não, um palco num teatro a céu aberto. A realidade de muitos parece colorida, mas é desbotada como muitas outras. Sejamos tolerantes para com as desigualdades e intolerantes para com as atitudes desumanas”.
Comentar, tentar explicar ou expor algumas situações, não é ofender e nem incitar o preconceito e a discriminação em alguém, desde que não seja citado o nome, local, data, hora, sexo, cor, credo, naturalidade e nacionalidade. A verdade serve para todos e às vezes incomoda.
Renegar, excluir, impor, ignorar, oprimir, desdenhar, hostilizar, humilhar, difamar, negar oportunidade, não confiar (o mesmo que não levar a sério), usar de má fé, impedir alguém de ser feliz, tirar o direito de ir e vir, ser falso, ser egoísta e implicar: Tudo isto poderia ser corrigido ou mudado se muitos tivessem a consciência de que somos iguais pelo menos na matéria e que é gratificante tentar ajudar e procurar entender e sempre respeitar o próximo. Existem pessoas que até o olhar te agride e te condena! Uma coisa leva à outra e de repente, existe “uma avalanche e quem sai perdendo é quem está rolando como uma bola de neve”.
A sensibilidade nem sempre é lembrada e o resultado é o extremo pelo extremo: “Planta-se vento para os outros colherem mais tarde, tempestade”. Lógico, em tudo existe exceção, “pois nem todos são flores como também, nem todos são espinhos”, mas é lamentável ver que muitas atitudes expressadas por algumas pessoas insensíveis podem deixar a vida de outras, obscura e sinistra. Onde a razão quase não existe, pela incompreensão que causa desastres maiores, como um rolo compressor que esmaga teus ideais e a esperança que ainda existia. É como gritar no vácuo. Daí o Título: ATITUDES INTERLIGADAS.
Não precisa ser nenhum um homem religioso ou um ser humano mais que perfeito para dizer e escrever tais palavras e agir com civilidade para com os outros, simplesmente acreditar que o mundo poderá ser mudado para melhor, dependendo das nossas ações.       
“Parabéns para quem bate na mesma tecla, um dia o texto sai completo”!

Boa leitura.


Manuel da Cruz Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

FIM DE PAPO - Melomariano Compositor ( Manuel da Cruz Rodrigues )