quarta-feira, 13 de junho de 2012

COMENTÁRIO:


A NATURA CHORA...
Como peixes nos poluídos rios,
Sem Oxigênio e com diversos danos,
Assim, estão os Seres Humanos:
Egoístas e tornando-se doentios!...

A Flora às queimadas e constantes derrubadas...
O Pau-Brasil dentre outras espécies quase não existem
Porque as motos-serras insistem...
A seiva sai como lágrimas derramadas!...

A Fauna não resistindo
Aos contrabandos e inúmeras agressões,
Pondo em extinção animais como os Micos Leões,
Dentre outros que continuam sumindo...

Enquanto isso a poluição em plena devastação:
Chamas, cinzas e fumaças...
O nosso Planeta sofrendo ameaças...
A Tecnologia não avança na sua cessação.

O Efeito Estufa aumentando...
O calor começa a se manifestar,
Derretendo a Geleira Polar
E a vida na Terra, acabando!...                                        

                                                                       
O Poema A NATURA CHORA é do Livro DESCOBERTAS EM RABISCOS- Poemas e Citações, que infelizmente ainda não foi publicado e é datado do dia 28/02/1997, feito por mim, Manuel da Cruz Rodrigues (O Poeta Letrista), quando em minha passagem pela Cidade de São Paulo.
Hoje é possível observarmos que mesmo, passados quinze anos, o desmatamento continua, as fábricas continuam poluindo os rios e os mares, os animais continuam sendo mortos e vendidos, dentre outras agressões feitas à Natura.
O Ser Humano, na realidade, ainda não adquiriu novos hábitos, ou seja: Viver da Natureza pela Natureza. É ela, além de Deus, a responsável pela nossa sobrevivência e existência no Planeta Terra. E até agora, muita gente ainda não conscientizou- se a respeito deste fato, o qual tem que ser adquirido desde criança. A Natureza também somos nós.
Colocar lixo orgânico e não orgânico em seus devidos lugares é válido, mas é muito pouco em relação à tal agressão feita diariamente em todo mundo e de grande escala.
O Poder Econômico influi muito também na questão meio ambiente, pois quando há recessão em um País, quem é agredido é a Natureza, porque este tem que produzir mais. Com isso, tem que haver mais plantações, contaminando os solos e os rios com agrotóxicos, sem falar no desmatamento.
 A exploração de petróleo, considerado “O Ouro Preto”, é outro responsável, aqui, acolá, quando existem vazamentos nos poços, os quais contaminam os mares e os oceanos, causando inúmeras mortes entre peixes e outras vidas aquáticas, além de poluir o ar com o Gás Carbônico.
É o consumismo exagerado e como tal, tudo que existe exagero é prejudicial e assim, estamos nos prejudicando sem pensarmos em nosso futuro.
A Educação também é fundamental, pois um País sem Cultura é um País esquecido!
Lógico, tem muita gente preocupada e fazendo algo em prol da mesma, mas por enquanto a maioria das pessoas não conscientizou- se de que é importante a conservação e até mesmo, o respeito pela Natureza, pois cada um fazendo a sua parte e votando nas pessoas certas, aquelas com o verdadeiro interesse em defender a questão meio ambiente, com certeza, este quadro com o tempo poderá mudar.
E baseado nestas questões é que conscientizei- me e inspirei- me para fazer este Poema, que na verdade é um protesto.


MANUEL DA CRUZ RODRIGUES
TERESINA, 21/03/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

FIM DE PAPO - Melomariano Compositor ( Manuel da Cruz Rodrigues )