terça-feira, 29 de abril de 2014

PREFÁCIO SOBRE PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, IGNORÂNCIA, BULLYING, HIPOCRISIA e COMPETIÇÃO, DO LIVRO ATITUDES INTERLIGADAS, DA MINHA AUTORIA.

PREFÁCIO


Este livro não é um romance. Não é tão poético, mas existe Poesia. Não é científico, pois não foi feito por meios de estudos e pesquisas. Não é religioso, mas o nome de Deus, O Criador do Céu e da Terra é citado várias vezes. Não é filosófico e ao mesmo tempo é, porque foi inspirado na vida que é pura Filosofia: “O mundo é belo e a vida maravilhosa, mas a maioria das pessoas ainda não percebeu”.
É um livro baseado em observações de certas atitudes ou posturas de muitos seres humanos, os quais, de personalidade, caráter e realidades diferentes e ações, às vezes, bem parecidas. Comparações não existiram. Cada um é cada um.
“Observar sempre a natureza de cada um para aprender com os acertos e também com os erros, os quais direcioná-los a novos parâmetros e sem esquecer a verdadeira identidade. Julgar, jamais”! Este foi o método aplicado e este é o foco: Os temas abordados são fatos que estão interligados e relacionados às complexas atitudes do ser humano como a ignorância, a competição, a ostentação, a hipocrisia, o preconceito, a discriminação, o bullying e muito mais...
Para muitas pessoas torna- se até normal agredir, denegrir ou ofuscar a imagem ou a moral de alguém, o qual é insignificante para as mesmas. A maioria só reconhece essa ignorância, esse preconceito, essa discriminação e o bullying praticados, quando é vítima. Em outras pessoas é visível a terrível obsessão em competir para conseguir seus objetivos, não importando as estratégias aplicadas. Incluindo o falso moralismo e poses para autoafirmarem- se: A famosa hipocrisia.
“Minha visão foi geral, não limitei- me há uma pessoa ou um grupo de pessoas. Não descrevi a vida íntima e profissional de alguém para expô-lo ao ridículo. A finalidade deste livro não é prejudicar e agredir, mas sim, informar, alertar e conscientizar”.
Tudo neste mundo nós podemos, mas sabendo o que estamos fazendo para não ultrapassarmos nossos limites e os limites dos outros, mas quem nunca ultrapassou os limites?! Fazer isso com frequência é a questão. E muitos o fazem.
Lembrando que vivemos em sociedade, o direito de um termina quando o do outro começa e uma palavra amiga resolve muitos conflitos.
E se existe alguma crítica é em contrapartida às críticas de quem gosta tanto de criticar negativamente os outros, achando- se sem dúvidas, superior aos demais, sem ser.
“Não fantasiei, pois a vida é um verdadeiro laboratório, se não, um palco num teatro a céu aberto. A realidade de muitos parece colorida, mas é desbotada como muitas outras. Sejamos tolerantes para com as desigualdades e intolerantes para com as atitudes desumanas”.
Comentar, tentar explicar ou expor algumas situações, não é ofender e nem incitar o preconceito e a discriminação em alguém, desde que não seja citado o nome, local, data, hora, sexo, cor, credo, naturalidade e nacionalidade. A verdade serve para todos e às vezes incomoda.
Renegar, excluir, impor, ignorar, oprimir, desdenhar, hostilizar, humilhar, difamar, negar oportunidade, não confiar (o mesmo que não levar a sério), usar de má fé, impedir alguém de ser feliz, tirar o direito de ir e vir, ser falso, ser egoísta e implicar: Tudo isto poderia ser corrigido ou mudado se muitos tivessem a consciência de que somos iguais pelo menos na matéria e que é gratificante tentar ajudar e procurar entender e sempre respeitar o próximo. Existem pessoas que até o olhar te agride e te condena! Uma coisa leva à outra e de repente, existe “uma avalanche e quem sai perdendo é quem está rolando como uma bola de neve”.
A sensibilidade nem sempre é lembrada e o resultado é o extremo pelo extremo: “Planta-se vento para os outros colherem mais tarde, tempestade”. Lógico, em tudo existe exceção, “pois nem todos são flores como também, nem todos são espinhos”, mas é lamentável ver que muitas atitudes expressadas por algumas pessoas insensíveis podem deixar a vida de outras, obscura e sinistra. Onde a razão quase não existe, pela incompreensão que causa desastres maiores, como um rolo compressor que esmaga teus ideais e a esperança que ainda existia. É como gritar no vácuo. Daí o Título: ATITUDES INTERLIGADAS.
Não precisa ser nenhum um homem religioso ou um ser humano mais que perfeito para dizer e escrever tais palavras e agir com civilidade para com os outros, simplesmente acreditar que o mundo poderá ser mudado para melhor, dependendo das nossas ações.       
“Parabéns para quem bate na mesma tecla, um dia o texto sai completo”!
Boa leitura.




          Manuel da Cruz Rodrigues

   Teresina (PI), 15 de Novembro de 2013.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

SENNA CAMPEÃO, RETIRADO DO MEU PRIMEIRO LIVRO DESCOBERTAS EM RABISCO- Passado, Presente e Poesia.

SENNA CAMPEÃO


Lá vem Ayrton Senna
Próximo à chegada
Com nossa Bandeira levantada
Para os seus fãs, acena...

É mais uma vitória e alegria plena...
Mais uma vez que foi conquistada
Como em quase toda temporada,
Mas Ayrton, agora, está fora de cena!

Que saudade! Que fatalidade!
As manhãs de domingo não têm mais graça!
Nenhum brasileiro tem mais sua garra e habilidade.

Tu ficarás nas mentes e em muitos corações
De inúmeros admiradores, onde a dor, ninguém disfarça...
Obrigado, pelas tantas emoções!...


TERESINA, 20/05/1997.

AUTOR: 
MANUEL DA CRUZ RODRIGUES 
(O POETA LETRISTA DO PIAUÍ).

terça-feira, 22 de abril de 2014

DO MEU LIVRO: PELOS CAMINHOS DA POESIA.

POEMA VIVO

Minha alma está triste.
Triste como os meus Poemas.
É a solidão que existe,
Aprisionando- me com essas algemas.

Um novo dia, a mesma história persiste...
Vivo ou sobrevivo nesses dilemas
A cada passo da minha trajetória que ainda resiste
Nas decepções que em mim são extremas...

Aos poucos, a vida está em si, exaurindo...
Por este mundo de desencanto
Que em mim está surgindo.

Desce uma lágrima em cada sorriso.
Em cada palavra, há um pranto...
Faço uma rima de improviso...

DO MEU LIVRO: PELOS CAMINHOS DA POESIA.

CAMINHOS DA POESIA

Um Poeta para enveredar
Pelos caminhos da Poesia,
Precisa expor ou tentar desvendar
O que vem d’alma com ou sem fantasia.

É um caminho sem fronteiras e fácil de andar,
Onde a busca pela a inspiração é uma travessia
Feita do coração até o nosso pensar,
Pegando carona na realidade e na Utopia.

A Poesia tem o poder de um grito
Que ecoa aos quatro cantos,
Desobstruindo a vida, por inúmeros encantos...

A Poesia é “um filtro” para o espírito,
Onde o resultado final é a transparência:
“Um homem e sua verdadeira essência”.

RETIRADO DO MEU LIVRO: SIMPLESMENTE NÁUFRAGO.

O PODER DA POESIA

Adeus, mundo daninho e perverso!
A alegria não será mais proibida.
A solidão por muito tempo ficará foragida.
O amor não será mais tão disperso...

Brilhará uma estrela em cada universo,
Iluminando as trincheiras da vida
Como um Sol que incide sobre a margarida,
Surgindo uma nova rima ou novo verso.

Novas fontes serão mais borbulhantes...
As lágrimas que encheram esses rios,
Suas águas mórbidas ficarão em fozes distantes...

Tudo terá uma nova visão.
Como um adormecer em lençóis macios
Com o simples poder de inspiração...

POSTAGEM EM DESTAQUE

FIM DE PAPO - Melomariano Compositor ( Manuel da Cruz Rodrigues )